segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

[Exercícios de Lectio] O espírito da Quaresma

Bom dia galera!

Segue um bom exercício para meditar e contemplar a palavra de Deus mais intimamente neste tempo de quaresma: a LECTIO DIVINA...

TEMA: MT 9, 14-15

Tome sua bíblia e leia algumas vezes esta passagem.

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo.

“A Quaresma é tempo propício para aprender a deter-se com Maria e João, o discípulo predileto, ao lado d'Aquele que, na Cruz, cumpre pela humanidade inteira o sacrifício da sua vida (cf. Jo 19, 25). Portanto, dirijamos o nosso olhar com participação mais viva, neste tempo de penitência e de oração, para Cristo crucificado que, morrendo no Calvário, nos revelou plenamente o amor de Deus” (Bento XVI).

OREMOS ENTÃO:

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra.

Oremos: ó Deus, que instruístes os corações

dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,

fazei que apreciemos retamente

todas as coisas segundo o mesmo espírito

e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo Senhor nosso.

Amém”.

1º DEGRAU - LEITURA (LECTIO)
A liturgia de hoje nos convida a mergulhar no espírito próprio da quaresma, que não é um legalismo e um rigorismo estéril, que apresenta a radicalidade da vida de santidade como uma competição em que vou ficar observando se estou sendo melhor do que o outro. O grande prêmio do sacrifício é como diz o salmista: “Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!” Não como ritualismo, mas um sacrifício como prova de amizade diante de Deus.
Vá relendo o texto na sua bíblia, e vá descubrindo qual a mensagem do texto, quais os personagens, quem fala, qual a mensagem que Jesus quer passar ali.


2º DEGRAU: MEDITAÇÃO - O QUE O TEXTO ME DIZ?

Como estou me relacionando com Deus diante dos meus propósitos em viver na Quaresma? Será que estou apenas buscando cumpri-los mas sem gerar os frutos que são próprios de uma vida de intimidade com Deus? Busque avaliar a sua vida de intimidade com Deus.

Aprofunde na sua vida, aquilo que o texto disse, se você vive, se você precisa viver, o que fazer...

3º DEGRAU: ORAÇÃO - O QUE DIGO A DEUS?

Meu Deus de amor, Pai de infinita bondade, desejo nesta primeira sexta-feira da Quaresma apresentar os meus sacrifícios e ofertas como sendo fruto de uma intimidade contigo, sem querer ser mais santo daquilo que queres de mim, e muito menos de resistir a tua voz. Dá-me a graça de ser fiel por meio de uma vida de intimidade contigo que reflete com o respeito e amor ao próximo.
Continue , fazendo sua oração, que ela seja sincera, não pré-formulada, faça-a livremente.

4º DEGRAU: CONTEMPLAÇÃO

Senhor, apresento-te o louvor e gratidão por toda de fidelidade nesses primeiros dias da Quaresma, pois tua Palavra me adverte, como fruto do teu cuidado paterno. Tua Palavra revela as minhas misérias que são alcançadas por tua graça. Bendito seja o teu amor que me fortalece em meio às minhas dificuldades. Faça-se de mim uma oferta agradável a ti.

apresente-se diante de Deus , diante de tudo aquilo que Deus fez em sua vida através deste estudo da palavra de hoje.

Que o meu direcionamento nesse dia seja: “ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido ”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário