segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que são jaculatórias?

São um tipo de oração que têm semelhança grande com o modo como nos relacionamos com as pessoas que amamos.

De que modo as pessoas costumam manifestar o amor à pessoa amada? De três formas:

- de modo espontâneo: dizendo palavras que brotam do amor, da intimidade (onde se incluem também a conversa, o diálogo)

- recitando poesias

- dizendo frases curtas de amor: “Eu te amo!”, “Você é tudo para mim!”, “Você é a criatura mais linda que eu já vi!”, etc.

Com Deus também podemos nos dirigir destas três formas e cada uma delas corresponde a um tipo de oração.

A primeira delas, que é a forma espontânea, onde se incluem a conversa, o diálogo entre duas pessoas que se amam e, mais concretamente, com Deus, é a “oração mental”.

A segunda delas, feita de poesias é a “oração vocal”. São orações vocais o Pai-Nosso, a Ave-Maria, o Glória ao Pai, a Salve Rainha, o Santo Anjo do Senhor, etc.

A terceira delas, feita de frases curtas de amor são precisamente as “jaculatórias”. Alguns exemplos de jaculatórias são: “Jesus eu te amo!”, “Doce coração de Jesus sede o meu amor!”, “Meu Deus e meu tudo!”, etc.

A palavra jaculatória vem do latim “iacula” e significa “flecha”. De fato este é o sentido da jaculatória: ser uma flecha de amor que se dirige para Deus.

Eis alguns exemplos de jaculatórias (se bem que todos nós podemos inventar as nossas):

- Coração sacratíssimo e misericordioso de Jesus, dai-nos a paz!
- Senhor, abandono-me em Ti, confio em Ti, descanso em Ti!
- Creio mais do que se Te visse com os meus olhos, mais do que se Te escutasse com os meus ouvidos, mais do que se Te tocasse com as minhas mãos.
-Faça-se em mim segundo a vossa Vontade»
-Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso
-Sagrado Coração de Jesus, dai-nos a paz
-Doce Coração de Jesus, sede o meu amor. Doce Coração de Maria, sede a minha salvação
-Meu Deus, eu te amo, mas ensina-me a amar

Comecemos a dizê-las frequentemente e veremos o bem que nos fará: será como elevar-nos da terra e estarmos mais perto das coisas celestiais!

E VOCÊ? Costuma praticar esse tipo de oração? Quais frases tu costumas utilizar para orar ao nosso Pai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário