terça-feira, 31 de agosto de 2010
As Crônicas de Nárnia
Católicas pelo direito de decidir?
Fonte: http://www.reinodavirgem.com.br/falsasdoutrinas/direitodedecidir.html Saiba mais: Catecismo da Igreja Católica, 836-838; 2270-2275.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Evangelho do dia e comentário
Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?» Disse-lhes, então: «Certamente, ides citar-me o provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo.' Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaúm, fá-lo também aqui na tua terra.» Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon. Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.» Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu-o seu caminho.
Comentário ao Evangelho do dia feito por João Paulo II Carta apostólica «Novo Millenio Inuente», § 4 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)
«Graças Te damos, Senhor, Deus Todo-poderoso» (Ap 11, 17). [...] Penso, antes de mais, na dimensão do louvor. Realmente é daqui que parte toda a autêntica resposta de fé à revelação de Deus em Cristo. O cristianismo é graça, é a surpresa de um Deus que, não satisfeito com criar o mundo e o homem, saiu ao encontro da Sua criatura e, depois de ter falado muitas vezes e de diversos modos pelos profetas, «falou-nos agora, nestes últimos tempos, pelo Filho» (Heb 1, 1-2). Agora! Sim, o Jubileu fez-nos sentir que passaram dois mil anos de história sem se atenuar a pujança daquele «hoje» referido pelos anjos, quando anunciaram aos pastores o acontecimento maravilhoso do nascimento de Jesus em Belém: «Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor» (Lc 2, 11). Passaram dois mil anos, mas permanece viva como nunca a proclamação que Jesus fez da Sua missão aos conterrâneos na sinagoga de Nazaré, deixando-os atónitos ao aplicar a Si próprio a profecia de Isaías: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir» (Lc 4, 21). Passaram dois mil anos, mas volta sempre, cheio de consolação para os pecadores necessitados de misericórdia — e quem não o é? –, aquele «hoje» da salvação que, na Cruz, abriu as portas do Reino de Deus ao ladrão arrependido: «Em verdade te digo: hoje estarás Comigo no Paraíso» (Lc 23, 43).
Cardeal afirma que Madre Teresa de Calcutá salvou sua vocação
Na Missa que presidiu na Igreja de São Lourenço, em Roma, por ocasião do centenário do nascimento de Madre Teresa, o cardeal recordou um encontro pessoal com a fundadora das Missionárias da Caridade quando ele era um jovem sacerdote. Ele contou que havia dirigido a ela uma carta depois de ser ordenado sacerdote e sua resposta “inesperada” foi surpreendente, porque estava escrita “em um papel muito pobre, em um envelope muito pobre”.
Tempo depois, ele foi buscá-la quando ela se encontrava de visita em Roma, para agradecer-lhe pela resposta. Ao se encontrar com ela, Madre Teresa fez uma pergunta que o deixou “um pouco envergonhado”. “Quantas horas ao dia você reza?”, perguntou-lhe.
Entre 1969 e 1970, recordou o purpurado, a Igreja estava em um tempo de “conflito”, por isso acreditando-se “próximo ao heroísmo”, o então padre Comastri explicou à Madre Teresa que ele rezava a Missa diária, a Liturgia das Horas e o Terço.
A Madre Teresa respondeu-lhe rotundamente: “Isso não é suficiente”. “O amor não pode ser vivido de forma minimalista”, disse-lhe, e pediu a ele que prometesse fazer meia hora de adoração diária. “Eu o prometi”, disse o Cardeal Comastri, “e hoje posso dizer que isto salvou meu sacerdócio”.
Nessa ocasião, tratando de defender-se, disse-lhe à Madre Teresa que pensava que ela ia perguntar quanta caridade ele fazia. Mas, respondeu: “E você acha que se eu não rezasse seria capaz de amar os pobres? É Jesus que põe o amor em meu coração, quando rezo”.
Ao finalizar sua homilia, o Cardeal Comastri disse que “através desta pequena mulher, somos lembrados que a caridade é o apostolado da Igreja, e que a caridade só nasce se rezamos”.
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=277609
Igual a Jesus
Você costuma ser grato?
No que diz respeito aos nossos hábitos pouco virtuosos, tentemos nos encarregar de extirpá-los de nossa vida, já que não produzem bons frutos.
O bom entrosamento em nossos relacionamentos cresce à medida que as pessoas se dispõem a nutri-los com pequenos gestos de carinho. No entanto, quem insiste em se fechar em si e em suas verdades, certamente, já deve ter percebido a superficialidade e a frieza do tratamento recebido e os poucos amigos conquistados. Isso acontece em razão da falta de interesse e reciprocidade dessas pessoas em viver um vínculo mais profundo nos relacionamentos, além dos estabelecidos pelas situações exigidas no trabalho, na escola ou em outras atividades sociais.
Amar é um esforço que passa pela atitude de nos reconhecermos gratos por aquilo que recebemos. Não tenho dúvida de que a gratidão é a alma do relacionamento, o ingrediente que ajuda na construção de compromissos duradouros. Dessa forma, se não nos esforçarmos para dar uma resposta diferente aos novos desafios da convivência correremos o risco de esvaziar o nosso círculo de amizades e maior será o desgaste dentro dos demais relacionamentos já estabelecidos.
DADO MOURA
Membro da Comunidade Canção Nova e integrante da Fundação João Paulo II
contato@dadomoura.com / www.dadomoura.com
Por que os jovens optam por morar juntos?
Precisamos levar a sério os preceitos de Deus
domingo, 29 de agosto de 2010
Novelas e divórcio
sábado, 28 de agosto de 2010
28/08 Dia de Santo Agostinho
Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.
Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.
O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências".
Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo
Carta aos Jovens, Papa João Paulo II
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias.
Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman(MP3,4,5,6,7,...;Ipod,)
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
A Igreja Odeia os Homossexuais?
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Centenario de nascimento de Madre Teresa de Calcultá
A vida de Madre Teresa (já desde muito jovem) foi marcada por muitas renúncias, sofrimentos e perdas - dentre as quais o falecimento prematuro de seu pai. Sua mãe, no entanto, conseguiu educar os três filhos da melhor maneira possível, dando-lhes não só uma exemplar e profunda educação humana, como também o melhor ensinamento que um cristão pode deixar como herança aos seus filhos: O AMOR A JESUS!
Quando Agnes tinha dezoito anos ingressou na vida religiosa - no dia 29 de setembro de 1928 entrou para a Casa Mãe das "Irmãs de Nossa Senhora de Loreto"
A Índia foi a pátria adotiva da missionária. Ela chegou ao país em 1931, quando ainda era membro da Congregação das Irmãs de Loreto, para o noviciado. Durante os anos 30 e 40, exerceu a docência de Geografia no Colégio Saint Mary, pertencente à mesma Congregação.
Os graves problemas sociais da Índia ressoaram no coração da religiosa. Em 1946, tomou a decisão de reformular sua jornada e se dedicar aos "mais pobres dos pobres". O pedido foi aceito pelo Papa Pio XII em 1948, que a liberou das funções de monja e permitiu que iniciasse os trabalhos junto aos mais necessitados.
As primeiras ações buscavam ensinar crianças pobres a ler. Logo após, começaram os trabalhos junto aos doentes com lepra. Em 1965, o Papa Paulo VI reconheceu a Congregação das Missionárias da Caridade como de Direito Pontifício, o que permitiu sua expansão a outros países. As atividades se diversificaram ainda mais e incluíram centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com Aids, assim como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.
"Deus nos criou para coisas maiores: para amar e ser amados".(Madre Teresa)
Evangelho do dia e comentário
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Amor de Pai...
Cristoteca
Oficina de Técnica Vocal
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Debate dos presidenciáveis na Canção Nova e TV Aparecida
Confira o debate: http://tv.cancaonova.com/mostramateria.php?id=6342
EUA: tribunal barra fundos para pesquisa com células-tronco embrionárias
O juiz do distrito, Royce Lamberth, decidiu a favor de um grupo cristão que se opõe à pesquisa, e deteve temporariamente o financiamento federal dessas atividades, o que permitirá aos demandantes levar o caso diante da corte.
"Para realizar a pesquisa de ESC, as ESC devem ser derivadas de um embrião. Esse processo de derivação da ESC de um embrião resulta em (sua) destruição", afirmou o juiz, completando que "até agora, a pesquisa com ESC depende necessariamente de um embrião humano".
Em março, Obama cancelou uma proibição para a pesquisa com células-tronco embrionárias, citando os potenciais avanços médicos e uma nova era para a ciência americana, desprovida de ideologia política.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Toda vocação é um sacrifício a Deus
Ela viveu essa realidade, por isso pôde proclamar: “A minha vida é a vontade de Deus.”
O Senhor quer encontrar na nossa geração aqueles que “entram” na sua vontade, como alguém que entra na correnteza e é levado por ela. Diga ao Senhor que você deseja fazer Sua vontade.
Hoje, para a nossa salvação e para a salvação daqueles que amamos, precisamos assumir a vontade de Deus, e muitas vezes transformar nosso sim em um sacrifício a Deus.
Toda vocação é um sacrifício a Deus e deve ser encarada com essa responsabilidade.
(Trecho do livro "Vocação: um desafio de amor" de monsenhor Jonas Abib)
Evangelho do dia (23/08)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
"Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
23/08 - Dia de Santa Rosa de Lima, padroeira da A. Latina
domingo, 22 de agosto de 2010
Dica de música: "Fã de São José" - Laércio Oliveira
sábado, 21 de agosto de 2010
21/08 - Dia de São Pio X (Papa e Confessor)
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Charge do dia...
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
A ação política
Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/articulistas/cardeal-geraldo-majella-agnelo/4306-a-acao-politica
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Na oração, Deus nos envolve em Seu amor...
Você sabia? Cristãos veneram relíquia da Cruz de Cristo em Jerusalém
Adaptado de: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=230012 e http://reporterdecristo.com/%E2%80%9Co-verdadeiro-santuario-da-cruz-de-cristo%E2%80%9D/
Para ler mais: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/a-basilica-da-santa-cruz-de-jerusalem
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Como agir diante do impossível?
Quantas vezes, diante de certas situações que nos acontecem, dizemos assim: “Como se dará isso, meu Deus?” A própria Virgem Maria, ao receber do anjo Gabriel a notícia de que ela seria a Mãe de Jesus, imediatamente perguntou a ele: “Como se fará isso, pois não conheço homem? E o anjo respondeu-lhe: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” (Lc 1,35).
Ao longo da nossa caminhada neste dia, em todos os momentos, supliquemos: “Espírito Santo, vem sobre mim e envolva-me com a Tua sombra”. E no poder do Divino Espírito Santo de Deus o impossível vai tornar-se realidade. Não é com a nossa força, mas é pelo Espírito Santo.
Rezemos ao longo de todo o dia: Santo Espírito de Deus, conduza-nos e ilumina cada passo que devemos dar durante todos os dias de nossa vida.
Obrigada, Espírito Santo, porque Tu és a nossa força em meio às nossas fraquezas e dificuldades.
Vinde, Espírito Santo!
Texto de Luzia Santiago (Canção Nova)
Retirado de: http://luziasantiago.com/