quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Você sabia? Cristãos veneram relíquia da Cruz de Cristo em Jerusalém

Hoje, 18 de agosto é comemorado o dia de Santa Helena. Essa santa, apesar do seu grande feito, é pouco conhecida. Ela encontrou (pasmem!) a cruz de Cristo! É isso mesmo. A relíquia encontra-se atualmente na Basílica de Santa Cruz, em Jerusalém. A festa do encontro da Cruz de Cristo é celebrada dia 07 de maio.

“Dirigindo-se ao Gólgota, os soldados que a acompanhavam viram aquela velha mulher, aquela velha mãe, caminhar entre os escombros, ajoelharse entre as ruínas, e dizer: ‘Eis o lugar da batalha: onde está a vitória? Eu estou sobre um trono, e a Cruz do Senhor no pó? Eu estou em meio ao ouro, e o triunfo de Cristo entre as ruínas? Vejo o que fizestes, demônio, para que fosse sepultada a espada que te derrotou’!”

Com estas palavras Santo Ambrósio relata a chegada de Santa Helena ao Calvário. Tal fé não poderia deixar de ser recompensada. Com efeito, guiada pela luz do Espírito Santo, a imperatriz encontrou a verdadeira Cruz do Salvador, bem como as outras relíquias da Paixão, após escavações.

Conforme narra a tradição, ela ordenou que o Santo Lenho fosse dividido em três partes: deixou uma em Jerusalém, mandou outra para o filho em Constantinopla, e levou consigo a terceira para Roma, com diversas outras relíquias.

Existem vários documentos que comprovam a descoberta, transladação, conservação e veneração da relíquia da Santa Cruz. E cada fragmento dela retirado ao longo dos séculos foi devidamente registrado.

"Após três séculos a cruz de Cristo foi encontrada, juntamente com a dos dois ladrões. Um milagre confirmou o acontecimento: “Havia uma senhora muito doente. Santa Helena pediu que ela tocassem nas três cruzes encontradas. Com as duas primeiras nada aconteceu, na terceira a senhora foi curada, o que confirmou a cruz verdadeira, na qual o Cristo foi crucificado”. Conta padre Stefano, secretário da Custódia de Jerusalém. "


Segundo padre Pier Battista, “a devoção e a adoração a Cruz não são atos irracionais de veneração a um objeto material e insignificante. É um ato de fé e de amor a Pessoa de Jesus. É querer afirmar nossa disponibilidade em testemunhar o coração do cristianismo, não simplismente com a exibição de sinais externos e sim com o testemunho coerente de nossa vida.”

Por tudo isso, quando o Papa João Paulo II a visitou a Basílica, em 25 de março de 1979, exclamou: “Este é o verdadeiro Santuário da Cruz de Cristo!”

Adaptado de: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=230012 e http://reporterdecristo.com/%E2%80%9Co-verdadeiro-santuario-da-cruz-de-cristo%E2%80%9D/
Para ler mais: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/a-basilica-da-santa-cruz-de-jerusalem

Nenhum comentário:

Postar um comentário