quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Você Vai Estudar a Sua Fé??

(...) Esta pergunta é muito válida e indispensável. É bom que você saiba que a melhor maneira de estagnar na fé é praticar a piedade e a ação que são o lado mais simpático da coisa, e ignorar o estudo das verdades cristãs.

Há um mundo de coisas que você não sabe a respeito de sua fé. Há um mundo de coisas que certos cristãos entusiasmados pensam saber e ignoram completamente. Alguns revelam ignorância elementar até mesmo sobre a própria pessoa de Cristo, enquanto dão testemunho. Já se ouviu, por exemplo, adultos e jovens que, depois de um ano de vivência muito intensa, disseram que Jesus era Pai deles e ensinaram que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade “entrou” em Jesus Cristo... Você pode não achar isso um disparate, mas quem conhecer bem a religião treme de medo ao pensar que estes cristãos estão levando a fé aos outros! (...)

(...) Tome um catecismo o quanto antes e livros de formação religiosa para não expor sua fé ao ridículo. Não leve aos outros aquilo que você ama, mas não entende. Pode não fazer bem a eles, nem a você. Os movimentos de espiritualidade apenas motivam para a fé, mas não a ensinam nem transmitem sua doutrina de maneira a formar teólogos em três dias ou uma semana. Para isso há livros, conferências, aulas, escola de dirigentes, reunião de grupo e uma série de possibilidades colocadas ao seu dispor.(...)

(...) Você não poderá ficar sem o estudo dá fé. Seria um fracasso constatar diante da turma que você defende uma fé que mal conhece!... Não creia que já sabe o suficiente! (...)

(...) Estude para não retroceder e depois arranjar desculpas dizendo que o movimento não lhe “deu” continuidade nem assistência. Seu professor de português também deu o que podia em aula e você hoje fala bem o português porque leu e praticou! (...)

Trecho do livro: Um Cristo Para Meus Amigos - Aos Líderes de Movimentos Juvenis. Autor: Pe. Zezinho scj, edições Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário