quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Centenario de nascimento de Madre Teresa de Calcultá

Hoje é comemorado 100 anos do nascimento da beata Madre Teresa de Calcutá.
Agnes Gonxha Bojaxhiu era seu nome de batismo. Ela nasceu aos 26 de agosto de 1910, em Skopje - Albânia, hoje a atual capital da Macedônia.Seus pais eram cristãos muito fervorosos, por isso, a batizaram no dia 27 de agosto de 1910(um dia após o seu nascimento).
A vida de Madre Teresa (já desde muito jovem) foi marcada por muitas renúncias, sofrimentos e perdas - dentre as quais o falecimento prematuro de seu pai. Sua mãe, no entanto, conseguiu educar os três filhos da melhor maneira possível, dando-lhes não só uma exemplar e profunda educação humana, como também o melhor ensinamento que um cristão pode deixar como herança aos seus filhos: O AMOR A JESUS!
Quando Agnes tinha dezoito anos ingressou na vida religiosa - no dia 29 de setembro de 1928 entrou para a Casa Mãe das "Irmãs de Nossa Senhora de Loreto"
A Índia foi a pátria adotiva da missionária. Ela chegou ao país em 1931, quando ainda era membro da Congregação das Irmãs de Loreto, para o noviciado. Durante os anos 30 e 40, exerceu a docência de Geografia no Colégio Saint Mary, pertencente à mesma Congregação.
Os graves problemas sociais da Índia ressoaram no coração da religiosa. Em 1946, tomou a decisão de reformular sua jornada e se dedicar aos "mais pobres dos pobres". O pedido foi aceito pelo Papa Pio XII em 1948, que a liberou das funções de monja e permitiu que iniciasse os trabalhos junto aos mais necessitados.
As primeiras ações buscavam ensinar crianças pobres a ler. Logo após, começaram os trabalhos junto aos doentes com lepra. Em 1965, o Papa Paulo VI reconheceu a Congregação das Missionárias da Caridade como de Direito Pontifício, o que permitiu sua expansão a outros países. As atividades se diversificaram ainda mais e incluíram centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com Aids, assim como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.

"Deus nos criou para coisas maiores: para amar e ser amados".(Madre Teresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário